Dada a ubiquidade da World Wide Web, você é forçado a acreditar que tudo está online. Mas tem uma importante pedaço da história da própria internet que não pode ser encontrado em nenhum mecanismo de busca: o primeiro Web Site.
Um time de pesquisadores do laboratório CERN, onde a World Wide Web foi criada em 1989, está reunindo esforços para encontrar o primeiro Web Site criado pelo cientista da computação Tim Berners-Lee que procurava na época com sua invenção resolver um problema de comunicação interna do próprio CERN, permitindo assim que pesquisadores de várias áreas tivessem um acesso a um documento comunitário que permitisse que as variadas pesquisas desenvolvidas pudessem ser compartilhadas através de uma rede de colaboração entre os cientistas, independente do equipamento ou sistema operacional utilizado por eles.
Leslie Berlin, historiador da Universidade de Stanford, responsável pelo Arquivo do Vale do Silício aponta que preservar a história da computação é um desafio, tendo em vista que a computação sempre está com os olhos voltados para o futuro e dificilmente se tem tempo para olhar para trás.
A única cópia que se tem deste primeiro Web Site foi feita em um disquete pelo próprio Tim Berners-Lee, mas não é a versão original e sim um back-up datado de 1992. O atual responsável pelo Web Site do CERN, Dan Noyes acredita que esse original pode ser encontrado em um velho disco da época, perdido em uma conferência realizada na Califórnia em 1990.
A matéria na íntegra pode ser lida no link: http://www.npr.org/2013/05/22/185788651/the-first-web-page-amazingly-is-lost