19 maio, 2016

A Desigualdade em Palavras

Em 1995 os pesquisadores Betty Hart e Todd Risley¹ descobriram uma relação entre a renda das famílias e o uso da linguagem no ambiente doméstico: crianças de famílias de baixa renda ouvem menos de um terço de palavras por hora do que crianças de famílias de alta renda. Isso corresponde a um déficit de 30 milhões de palavras para uma criança de 3 anos de idade². Mais da metade (54%) dessas crianças ouvem 8.000 palavras por dia, um número muito menor de palavras do que o necessário para o desenvolvimento do cérebro e cerca de 50% do que é recomendado. 
A pesquisa indicou que o resultado dessa lacuna tem relação direta no vocabulário da criança aos 3 anos e tem impacto profundo sobre sua competência literária, o sucesso na escola (bem como na universidade) e na vida adulta. 

Essa descoberta em um contexto persistente reflete diretamente nos resultados educacionais. Apenas 52% das crianças tem proficiência na leitura até a quarta série. Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento do cérebro é mais acentuado e as crianças com mais estímulos alcançam melhores resultados na escola. Assim, considerando que crianças das famílias mais pobres escutam menos da metade das palavras necessárias para o desenvolvimento da fala e da linguagem, percebemos que as desigualdades entre os menos favorecidos e os mais favorecidos tem raízes profundas e muito variadas. 


O desempenho escolar e consequentemente o acesso às melhores universidades fica limitado a um grupo de privilegiados que desde o berço tiveram oportunidades que grande parcela da população não teve. Apesar desse estudo ter sido realizado nos Estados Unidos, desperta a nossa atenção ao considerar que aqui no Brasil podemos ter a mesma realidade. É evidente, nesse contexto, que políticas públicas e programas sociais devem considerar investimentos na primeira infância para um desenvolvimento social mais igualitário.

Para saber mais:
http://www.providencetalks.org/

Fontes:
¹ PPSD Office of Research, Planning and Accountability, 2011 as cited by the Providence Children and Youth Cabinet in their report: “Education Providence- Action for Change, Baseline Report October 2012;
² Thirty Million Words “Building a Child’s Brain” by Dana Suskind, MD: ISBN 978-0525-95487-3

Nenhum comentário: