10 julho, 2009

Google lança os Chrome OS

Para todos aqueles que ficam frustrados com a performance de seus computadores, a Google promete a solução.

A empresa está desenvolvendo seu próprio sistema operacional - o Chrome OS - que promete vida nova aos usuários de computadores. O sistema além de ser gratuito (criado a partir do kernel do Linux), promete tornar a utilização dos recursos do computador mais simples e rápida. A idéia é que o sistema inicialize prioritariamente o navegador Chrome que servirá de trampolim para o acesso a sites e aplicações on line como o Gmail, o Facebook e o Google Docs.

Na visão da empresa, as conexões de internet ficarão rápidas e seguras de tal forma que a maioria dos programas que atualmente rodam a partir do computador serão substituídas por aplicações on line.

A Google promete que o Chrome Operating System estará disponível no 2º semestre do próximo ano, dando ênfase na velocidade, simplicidade e segurança. Mas inicialmente lançará o sistema somente para netbooks.


A Google está encarando um enorme desafio, gigantes como a IBM e a Sun Microsystems gastaram anos tentando desbancar a Microsoft sem grande sucesso. Atualmente 95% dos computadores usam os sistemas operacionais da Microsoft. Até mesmo o Linux que é um sistema operacional gratuito não conseguiu quebrar a hegemonia da Microsoft. Talvez pelas vantagens que a Microsoft tenha em relação as rivais onde destaca-se: parceria com outras empresas desenvolvedoras de software (jogos, multimídia e ferramentas), a total compatibilidade com dispositivos periféricos (como câmeras e impressoras) e sem falar nas facilidades implementadas para os usuários, o que nos fez vincular o computador e o sistema operacional como uma coisa só.

O Chrome OS ainda está em fase de desenvolvimento e não temos garantias de que as promessas da empresa serão cumpridas, mas a empresa garante que está com a idéia certa no momento certo: redefinir o conceito de área de trabalho, tendo em vista que as pessoas passam mais tempo on line do que executando operações locais nos computadores.

Independentemente da Google conseguir romper as barreiras existentes, o que podemos perceber é que a grande mudança no mercado de informática está no produto a ser oferecido. Hardware e Software deixarão de ser comercializados e em seu lugar serão oferecidos serviços. Coisa que a Google já vem fazendo há algum tempo.

Nenhum comentário: